Páginas

Glossário V.2


 Continuando  a decifrar os termos técnicos encontrados nos artigos sobre Impressoras 3D, segue mais uma edição do Glossário.

Para ler👀, imprimir📜, ou fazer download💻, da terceira versão , em PDF, do glossário, basta clicar no link abaixo:

........... Clique AQUI para acessar Glossário V-2

Caso não tenha obtido as versões anteriores clique nos links abaixo:

..........  Clique AQUI para acessar Glossário V-1


-------- Clique AQUI para acessar Glossário V-0

Glossário V.1

Continuando  a decifrar os termos técnicos encontrados nos artigos sobre Impressoras 3D, segue mais uma edição do Glossário.

Para ler👀, imprimir📜, ou fazer download💻, da segunda versão , em PDF, do glossário, basta clicar no link abaixo:

..........  Clique AQUI para acessar Glossário V-1

Caso não tenha obtido a versão anterior clique no link abaixo:

-------- Clique AQUI para acessar Glossário V-0

Spooler


Fiz um suporte para o carretel de filamento, porque no original, da Ender3, o carretel balança muito e o filamento já embaraçou uma vez. Usei o modelo da Thingiverse 3567127 que permite dar um pequeno aperto no carretel impedindo do mesmo rodar em falso. Imprimi o modelo em pé para economizar tempo e suporte, mas, isso resultou em um trabalho adicional para retirar o suporte da parte rosqueável. 👍 Ficou bom, funciona bem, com apenas uma ressalva:👀 dependendo do plastico do carretel ele pode "pegar" (grudar um pouco) na peça que da o aperto fazendo com que ela gire no sentido que o filamento esta sendo puxado, apertando o carretel. Na minha opinião a rosca devia ser inversa. Estou modelando🔨 um limitador para a rosca e evitar isso. Pra variar o tal tubarão que fica querendo abocanhar meus upgrades apareceu de novo, ignorei 😂😂😂

Ferreomodelismo


Avaliando imprimir partes de maquete de uma ferrovia🚂, fiz um segmento de trilho em PLA para ver a resistência, como ficam as conexões, etc. Gostei do resultado, precisa de um pouco de acabamento, mas, no geral ficou bom. Minha ideia é imprimir, em PLA, os dormentes imitando madeira e os trilhos imitando aço. Peguei o modelo no Thingiverse 2146361. Agora vou tentar imprimir os componentes da locomotiva. No Instagram me disseram que eu estou realizando o sonho de montar um Ferrorama 😂. Pode ser 😀

GLOSSÁRIO V.0

Este post contem um link para ler👀, imprimir📜, ou fazer download💻, da primeira versão, em PDF, de arquivo contendo uma pequena explicação dos termos que aparecem nas publicações deste blog.

Termos contidos nesta versão:

3D PRINTER, FDM, FILAMENTO, EXTRUSOR, HOTEND, NOZZLE, BED. PLA, ABS, PETG


Clique AQUI para acessar. 👍

VASO PETG

😊 Consegui um bom resultado na impressão, em PETG, deste vaso que chamei de antidengue e também autoirrigável. 

Antidengue porque o excesso de água das regas fica em uma base rosqueada que não possibilita a entrada de pernilongos.

Autoirrigável porque um cordão ligando a base ao vaso permite que a água suba por capilaridade.

🔨Ainda precisa de ajustes no tamanho e na espessura das paredes, mas no geral ficou muito bom.

UPGRADES

🔧Bom..., Resolvi imprimir algumas peças para auxiliar o processo de impressão.


1-Duas guias de filamento uma na saída do carretel e outra na entrada da extrusora. As duas, como o nome diz, guiam o filamento para um melhor fluxo durante a impressão e para evitar desgastes. Funcionam muito bem.


2-Outra para estabilizar o eixo Z e evitar trepidações. Para instalar essa precisei subir o eixo Z alguns milímetros, mas, ficou perfeito e funciona muito bem.

🔎 Preciso encontrar peças para organizar os cabos que saem do Hotend e da mesa aquecida.

📃 Além disso estou pensando em instalar um nivelamento automático e mudar a Ender para Direct 
      Drive, mas, isso é uma história que fica para uma outra vez... 

NOVA EXTRUSORA


😐Essa parte não foi para melhorar a impressora e sim para ver se eu conseguiria fazer substituições em partes dela.

👷Com 69 anos, a vista e as habilidades manuais, para lidar com objetos muito pequenos tendem a deteriorar e eu queria verificar a dificuldade que teria em lidar com isso.

😎Até que me sai bem, demorei um pouco, mas fiz a troca da extrusora de plástico por uma de alumínio, o que no final das contas melhorou a impressora.

😖Realmente, pecinhas e parafusinhos dão trabalho, mas, a idade traz a paciência e isso ajudou.

🙏 Aprovado.

ESSA FOI PARA O NETINHO

Peguei no Thingiverse uma peça para funcionar como suporte de mesa para tablets ou smartphones.

Na realidade, imprimir essa peça foi motivado pelo costume do meu neto de ficar pegando a garrafa térmica da Vó, para usar como suporte do tablet, enquanto assistia seus desenhos no Youtube.

A impressão foi interessante porque não me atentei direito com a quantidade de filamento verde que eu tinha e no meio da impressão eu tive que fazer uma troca emergencial para  poder terminar a peça.

A troca funcionou relativamente bem, dei um pause, troquei o filamento e reiniciei. Sorte que, ao reiniciar, a impressora soltou um pouquinho a mais de filamento (cocozinho) bem dentro do preenchimento, o que fez com que ficasse escondido.

O resultado surpreendeu e a garrafa térmica da Vó pode sossegar.😂



´PROTÓTIPO-1

😄 Modelei com o Tinkercad um protótipo em tamanho reduzido, de um vaso que chamei de anti-dengue e auto-irrigável.

Possui uma base que é rosqueada e que terá a função de armazenar ou conter o excesso de água das regas, ficando fechada sob o vaso e impedindo o acesso de insetos.

O fundo da parte superior, tem vários furos, de pequeno diâmetro, para possibilitar a drenagem, tendo um furo central um pouco maior onde passa um cordão com a função de permitir que a água suba para a parte superior do vaso por efeito capilaridade.

🌲 Minha esposa plantou umas sementinhas de tempero e verificou que o efeito capilaridade funciona muito bem, mantendo a parte superior úmida enquanto houver água na parte inferior.

Usei o filamento PETG. Ficou ótimo...👍👍

Peça ARTICULADA


🔨 Resolvi tentar imprimir peças articuladas.

👀Comecei com uma peça que serve para limpar o filamento antes que ele entre na extrusora, ficou muito boa. 

Basta colocar dois pedaços de espuma dentro e fechar sobre o filamento, fazendo com que ao passar pela espuma ele seja limpo e se pingar uma gota de óleo na espuma ele também seja lubrificado.

👍 Funciona muito bem, vamos partir para outras..➽

PETG

👀 Minha primeira experiencia com filamento PETG.

👎 Da para perceber que, infelizmente, deu tudo errado. A parte de baixo da peça saiu junto com o suporte...

😒 Descobri, depois, que eu havia errado tanto na modelagem como nos parâmetros de configuração de suporte no CURA.

📌 Alias o suporte é o calcanhar de Aquiles numa impressão 3D, fiz peças em que ele não saia de jeito nenhum.

💻 Encontrei vários videos que me ajudaram a entender melhor esse tal suporte: (VIDEO-6) das aulas grátis da 3DPrintAcademy, vídeo da (3DGeekShow), vídeo de (Suportes Customizados) também da 3DGeekShoww  entre outros.

😭 Dizem que é errando que se aprende, mas, preciso começar a errar menos KKK..

TINKERCAD

foto-1
foto-2
😍Essa estória de imprimir peças disponibilizadas em sites é viciante.

🔎Achar algo que realmente valha a pena imprimir e que a impressão não seja muito demorada é primordial. 

😲Encontrei peças que demorariam mais de 12 horas imprimindo
.
👍 Resolvi seguir a sugestão de um vídeo que indicava o aprendizado de como modelar suas próprias peças, através de uma aplicação on-line e gratuita chamada TINKERCAD .

😴 Não foi difícil aprender, basta paciência para ler os tópicos de treinamento e experimentar. Fiz um modelo de algo que realmente não tem muita utilidade, apenas para treinar (foto-1 peça rosa).

😎 Modelei e imprimi um protótipo de um vaso com fundo para coletar água e evitar insetos (foto-2). Ah! Consegui inclusive imprimir parte do vaso usando filamentos de cores diferentes, seguindo um tutorial da Internet.


😅Até agora, tudo está indo bem...

THINGIVERSE e outros

Uma vantagem de ter inclinação autodidata e uma vida trabalhando com informática, (o que significa aprender a pesquisar e a ler muitos tutoriais😴), facilitou encontrar sites que disponibilizam peças prontas para impressão e o que é melhor, de forma gratuita.

Comecei então a fazer downloads e imprimir as peças que achava mais fáceis. Usei o filamento PLA porque entendi que era o melhor caminho para um iniciante. Confesso que estraguei e desperdicei muito filamento, mas, estava conseguindo fazer alguma coisa e adorando a ideia de fabricar algo dentro de casa.

Além do site Thingiverse estive em muitos outros como:  MyMiniFactory, YouMagine, GrabCad, Cults, Pinshape, Libre3dSTLFinder e outros...Existe muita coisa interessante nesses sites, objetos de todo tipo, alguns fáceis e outros complicados... por enquanto só me atrevo com os bemmmmm fáceis.😉

PRIMEIRA VEZ...

👀 Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece!... Bom, gostaria de esquecer porque deu um trabalhão devido a minha inexperiência e uma sensação de que isso era muito complicado e que eu tinha entrado numa fria. KKK...

😊 Comecei, baseado em alguns tutoriais que assisti, imprimindo uma peça que serviria para calibrar a retração. Depois de várias tentativas cheguei em uma configuração que me pareceu boa, apesar de não ficar perfeito. Usei e uso até hoje o fatiador CURA, não sei se é o melhor, mas, é grátis e me adaptei bem.

Assisti muitos vídeos de aulas grátis na Internet, que me ajudaram a calibrar e começar a imprimir peças, mas, assim que meu orçamento permitir pretendo fazer um curso pago, porque são muitas as variáveis a controlar para obter um bom resultado...😎 e vamos nessa!

O COMEÇO ....

📺Tudo começou porque sou fã da série “StarTrek” e assisti um documentário sobre ela que dizia que um dos aparelhos existentes na nave “Enterprise” o “sintetizador de comida”, começava a se tornar realidade porque existiam impressoras 3D que “imprimiam comida”.

👀Aguçada a curiosidade, comecei a pesquisar o assunto, achei muito material na Internet falando sobre essa tecnologia e possibilidades futuras. Isso me interessou demais, mas, lembro que na época comprar uma impressora dessas era inviável para mim.

⏰Passado algum tempo, sempre pesquisando o assunto, fiquei sabendo de uma impressora da empresa chinesa Creality, a “Ender 3” que tinha um custo acessível e era adequada para quem gostaria de iniciar na área.
Pesquisei até achar um site que importava essa máquina e possibilitava um financiamento que cabia no meu bolso.

😕“Compra!?, não compra!; Compra!?, não compra!!?, Comprei-lha. KKK.

 🙏 Finalmente, em janeiro de 2020, chegou o Kit.  Vamos montá-lo...

ERA UMA VEZ ...

💭 Era uma vez uma pessoa que trabalhou a vida inteira com informática; programador, analista, gerente, não havia nuvens em seu céu, uma esposa fantástica, 3 filhos maravilhosos, bom salário e um sonho de quando se aposentar ir morar a beira de um lago ou do mar e ter como  única preocupação o que iria pescar...

☁Mas, nuvens pesadas vieram e num ambiente de empresa comprando outra, se viu no mercado de trabalho aos 50 anos de idade!...

🚫 Em decorrência de frases como “Muito qualificado”, “Sua idade!...” etc., resolveu arriscar mudando de empregado para empreendedor. Durante 10 anos tentou, mas, se viu diante de grandes desafios, que tornam a vida de empreender bem diferente. Apesar de vasto conhecimento técnico, não teve competência administrativa e quebrou.

😞 Perdeu tudo o que havia conquistado durante a vida, além de adquirir muitas dívidas. Ajudado por amigos () conseguiu retornar ao mercado de trabalho em outra área também, mas, muito próxima da informática. Resistiu até conseguir se aposentar e em comum acordo com a família mudou-se para uma cidade litorânea onde já morava sua filha mais velha, que precisava de ajuda para cuidar do filho.

💗 Passou então a cuidar do neto e a viver do salário de aposentado e da ajuda dos filhos. De algum modo uma parte do sonho se realizava pois morava perto do mar e podia pescar, o que realmente tentou algumas vezes, porém, salário de aposentado e dívidas antigas o perseguindo não lhe davam a paz de espírito necessária para curtir a situação, além da preocupação de estar atrapalhando financeiramente a vida dos filhos...

⏳ Tentou várias opções de vendas pela internet que não deram certo, até que um dia aos 69 anos de idade, já indo pros 70 veio a possibilidade de financiar a longo prazo uma impressora 3D com o intuito de fazer negócios nessa área e assim diminuir o peso financeiro que causava aos filhos.

✅  Assim recomeça minha história...E vamos com fé!